sábado, 29 de novembro de 2014

Quem vai encarar o PSG na França?

Bastia x Olympique Marseille - Marcelo BielsaO desmanche do Monaco, com as saídas de Falcao e James Rodríguez, abriu um espaço no futebol francês: o de concorrente do Paris Saint-Germain na briga pelo título da Ligue 1. A julgar pelas primeiras sete rodadas do torneio, três equipes despontam como potenciais rivais do endinheiro time da capital: Olympique, Bordeaux e Saint-Étienne. Cada uma com virtudes e fraquezas próprias.

O Olympique lidera a competição com 16 pontos, cinco vitórias, um empate e uma derrota. É comandado pelo argentino Marcelo Bielsa e vem desfrutando do pacote que a contratação de El Loco proporciona: começo complicado e futebol vistoso a partir do momento em que as coisas encaixam (os triunfos vieram todos nas últimas rodadas, após dois tropeços iniciais).

A favor dos marselheses, além do trabalho de Bielsa, há a tradição e o elenco. O Olympique é um dos maiores clubes da França e conta com forte apoio de sua torcida. Além disso, tem um time equilibrado, com bons nomes individuais, como o goleiro Mandanda, o volante Imbula e os atacantes Payet, Thauvin e Gignac – este último, artilheiro da Ligue 1 com oito gols. O que joga contra é, curiosamente, o próprio Bielsa: o argentino é temperamental, já entrou em rota de colisão com a diretoria, e é uma incógnita quanto tempo o elenco suportará seu método detalhista e intenso de trabalho.

No Bordeaux, o bom momento também tem a ver com o treinador. O ex-lateral Sagnol faz seu primeiro trabalho num time profissional e, até agora, surpreende. Em pouco tempo, conseguiu um montar uma equipe competitiva que, se não tem grandes destaques individuais, tem funcionado bem em campo. A questão é saber até quando o plantel vai conseguir lidar com as exigências do calendário.Pogba e Andre Biyogo Poko, Saint-Étienne x Bordeaux


















O Saint-Étienne, por sua vez, parece mais preparado no quesito elenco. O trabalho do técnico Christophe Galtier vem sendo desenvolvido desde 2009 e dá frutos aos poucos. Na temporada passada, por exemplo, os Verts brigaram até a última rodada por vaga na Liga dos Campeões e, anteriormente, chegaram à Liga Europa. Neste ano, brigar por título pode ser um passo grande demais, mas há alicerces que permitem ao time brigar pela Champions.

Aos poucos, Galtier soube reforçar e aumentar a qualidade do elenco do Saint-Étienne. O time não tem grandes estrelas, não tem um futebol que encanta, mas é muito competitivo. Há muita correria, muita força, muita vontade. Além dos bons reforços pinçados no mercado, há ainda o trabalho de base: o jovem atacante Saint-Maximin, de 17 anos, estreou na equipe no empate com o Bordeaux e já deixou boa impressão. O que falta é saber disputar os jogos grandes: até agora, o time foi goleado por 5 a 0 pelo PSG e tropeçou em casa com o Bordeaux.


Além deste trio, não dá para descartar a evolução de outras equipes. O Lille foi terceiro colocado na temporada passada, agora está na quinta posição e pode crescer, embora não tenha estado no mesmo nível que anteriormente. Lyon e Monaco, com 10 pontos, apesar dos pesares, têm recursos para entrarem na briga.

Nenhum comentário: