sábado, 29 de novembro de 2014

A culpa não foi de Douglas

Douglas, Malaga X BarcelonaO primeiro tropeço do Barcelona no Campeonato Espanhol veio justamente na estreia de Douglas pela equipe. Muitos se apressaram a brincar com a situação, ligando os dois fatos, enquanto a imprensa catalã considerou que o lateral não convenceu no empate em 0 a 0 com o Málaga. Na verdade, porém, o brasileiro pouco teve a ver com a atuação apática do time de Luis Enrique.

Douglas não fez grande partida. Esteve muito tímido, evitou arriscar jogadas mais difíceis e teve algumas dificuldades na defesa. Entretanto, era visível o nervosismo do brasileiro desde o começo do jogo. As críticas no Brasil e a desconfiança na Catalunha em relação à sua contratação devem ter afetado o lateral.

Mas, o que dizer de Messi, Neymar e companhia? Ninguém jogou bem. O argentino esteve apagadíssimo, o brasileiro pouco foi efetivo. Pedro chegou a tropeçar e cair sozinho na área após furar um calcanhar. Busquets errou diversas saídas de bola.

É natural que o Barcelona oscile neste começo de trabalho. Luis Enrique já conseguiu resgatar um pouco a identidade que o time tinha com Guardiola – a posse de bola, às vezes, chega a ser estéril, sem objetividade – ao definir um esquema básico. Contra marcações fortes como a exercida pelo Málaga, os catalães precisarão de um pouco mais de entrosamento, que só virá com o tempo.


Quanto a Douglas, é bom esperar para saber como o brasileiro vai se comportar. Pode ser que ele não tenha nível para jogar no Barcelona, mas é bom lembrar que ele é a terceira opção do setor e veio, a princípio, para compor elenco. Sem tanta desconfiança e um pouco mais de entrosamento, talvez possa melhorar. Não é pequeno o número de jogadores do nosso país que saíram execrados e se tornaram estrelas na Europa.

Nenhum comentário: