sábado, 29 de novembro de 2014

Moyes e Real Sociedad: ganham os dois

David Moyes descansa em Miami após demissãoA princípio, parece algo irreal, uma combinação mais provável na fantasia dos videogames do que do mundo verdadeiro. Mas o acerto de David Moyes com a Real Sociedad faz mais sentido do que pode parecer num primeiro momento. Tanto o técnico quanto o clube viveram recentemente uma fase que poderia ser áurea, mas sucumbiram às expectativas. Agora, tentam recomeçar.

Moyes, respaldado pelo bom trabalho de anos no Everton, chegou ao Manchester United para substituir Alex Ferguson. Tinha a estrutura montada pelo antecessor, mas também a pressão sofrida para manter os bons resultados. Não deu certo. Foi demitido antes do fim da primeira temporada e caiu em descrédito.

Na mesma temporada, a Real foi do céu ao inferno. Começou muito bem, confirmado a boa campanha passada e superando o tradicional Lyon para chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões. Tinha a base intacta, mas também a pressão para render no palco principal. Não deu certo. Foi eliminada sem conseguir vencer, mas ficou em sétimo na liga espanhola e conseguiu vaga na Liga Europa.

Mas o inferno do time basco veio mesmo no início da atual temporada. A eliminação nas fases preliminares da Liga Europa pelo modesto Krasnodar, da Rússia. No Campeonato Espanhol, amargou decepções e flertou com a zona de rebaixamento. Era a senha para a demissão de Jagoba Arrasate, aposta da diretoria que começou promissor, mas, no fim, parecia confuso e sem muitas ideias.Carlos Vela gol Real Sociedad






















Arrasate, no fundo, foi vítima da inabilidade da diretoria. O sucesso da Real em temporadas passadas chamou a atenção de outros times, e assim foram embora Illarramendi, Griezmann e Claudio Bravo. A reposição não foi boa: Canales e Granero fracassaram, assim como Seferovic, já negociado.

Ainda assim, a Real tem um elenco forte o bastante para estar na metade de cima da tabela do Espanhol. Nomes como o zagueiro Iñigo Martínez, o meia Xabi Prieto e o atacante Carlos Vela formam uma boa base, a partir da qual Moyes pode construir um elenco satisfatório.


Apesar do fracasso no United, é bom lembrar que Moyes foi bem no Everton. Pode ser que, num clube com menor pressão, o treinador se sobressaia. E este é exatamente o perfil da atual Real: uma equipe com certa qualidade, em má fase, que, no momento, pede apenas dignidade na campanha.

Nenhum comentário: