sábado, 29 de novembro de 2014

Atléticos MG e PR, Chape, Fla, Flu, Inter e São Paulo são favoritos na rodada 34

Após algumas rodadas com poucas equipes levando clara vantagem estatística em relação a seus adversários, a 34ª tem uma grande variedade de confrontos teoricamente desequilibrados. Flamengo e Fluminense despontam como os mais favoritos porque seus adversários (Coritiba e Botafogo) têm péssimo desempenho como visitantes, ainda que o clássico carioca seja um jogo em campo neutro. O mesmo se aplica ao Atlético-PR, que recebe o Sport, ao Internacional, que enfrenta o Goiás no Beira Rio, ao São Paulo, que tem retrospecto melhor do que o do Palmeiras, e para Atlético-MG e Chapecoense, que pegam Figueirense e Vitória. O Corinthians também seria favorito (ou é), mas está difícil apostar no Corinthians quando enfrenta equipes mal colocadas na classificação. Aos confrontos, então.

Fluminense x Botafogo - Vão a campo com a maior diferença de desempenho da rodada. O clássico será disputado no Maracanã, mas o mando é do Fluminense, que perdeu 6% dos jogos em casa, enquanto o Botafogo, 81% dos jogos como visitante. Para as estatísticas, o Botafogo é visitante. Enquanto o Fluminense venceu 56% de seus jogos como mandante, o Botafogo venceu 6% como visitante. O Fluminense é muito favorito, até mesmo porque no geral, dos últimos 12 jogos, o Flu perdeu três enquanto o Bota, sete.

Criciúma x Grêmio - O Criciúma perdeu sete dos últimos dez jogos. Até a décima rodada, conseguiu se manter bastante competitivo em casa, mas depois o desempenho caiu significativamente. Nos últimos dez jogos como mandante, venceu três, empatou três e perdeu quatro. Apesar disso, o Grêmio também tem sido irregular no jogos como visitante. Tem o sétimo melhor desempenho como visitante, mas dos últimos dez jogos, venceu dois, empatou quatro e perdeu quatro. O Grêmio é o terceiro colocado, luta por Libertadores, enfrenta o lanterna, mas as últimas partidas indicam não haver favorito.

Flamengo x Coritiba - O Coritiba fora de casa praticamente não existe. Venceu uma única partida e nas últimas dez como visitante, venceu uma (na 12ª rodada), empatou três e perdeu seis. Já o Flamengo venceu sete dos últimos dez jogos como mandante, empatou um e perdeu dois. É franco favorito.

Santos x Cruzeiro - Os jogos semifinais da Copa do Brasil deixaram claro tanto a eficácia cruzeirense quanto o grande potencial do Santos, que chegou a virar o confronto na Vila Belmiro, onde voltam a se encontrar. O Santos é o nono melhor mandante (empatado com o Sport). Mas dividido entre Brasileirão e Copa do Brasil, perdeu os dois últimos jogos como mandante (para Fluminense e Inter). Em casa, o Peixe venceu nove e perdeu três (o outro foi para o Corinthians) das últimas 12 partidas. O Cruzeiro é o segundo visitante mais eficiente do Brasileirão e nos últimos 12 jogos fora, venceu quatro, empatou cinco e perdeu três (Corinthians, São Paulo e Flamengo). Enquanto o Santos treinou a semana toda, o Cruzeiro fez a primeira final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG, um desgaste considerável. Será duro para o "Zeiro", que tem quatro pontos de vantagem para o vice-líder São Paulo (que já disputou um jogo a mais).

Atlético-PR x Sport - O Atlético-PR já é o oitavo melhor mandante, com apenas três derrotas (Cruzeiro, Fluminense e Internacional). Nos últimos seis jogos em casa, venceu cinco e perdeu um. Enfrenta o quarto pior visitante (empatado com a Chapecoense). O Sport perdeu nove e empatou um dos últimos dez jogos fora de casa, o que deixa o Atlético-PR com uma ampla margem de favoritismo.

Bahia x Corinthians - O pior mandante do Brasileirão (que conquistou 40% dos pontos disputados em casa) enfrenta o terceiro melhor visitante (que ficou com 44% dos pontos fora). Só que apesar do ótimo retrospecto fora, o Corinthians tem perdido pontos preciosos quando enfrenta equipes mal colocadas na classificação, caso do Bahia, penúltimo colocado, mas que dos últimos seis jogos em casa, venceu três, empatou um e perdeu dois. A "Síndrome de Robin Hood" é a maior dificuldade para o Timão, que nos últimos nove jogos fora, ganhou dois (Cruzeiro e Internacional), empatou dois (Criciúma e Palmeiras) e perdeu cinco (Grêmio, Flamengo, Figueirense, Atlético-PR e Botafogo).

Internacional x Goiás - O Internacional é o quarto melhor mandante (conquistou 75% dos pontos). Dos últimos seis jogos em casa, venceu cinco e perdeu um (Corinthians). O Goiás é o oitavo pior visitante (27%). Dos últimos dez jogos fora, venceu um (Sport), empatou dois (Chapecoense e Vitória) e perdeu sete. Favoritismo é do Internacional, que vem de derrota no Gre-Nal.

São Paulo x Palmeiras - O São Paulo é o quinto melhor mandante (ganhou 71% dos pontos) enquanto o Palmeiras tem desempenho de meio de tabela como visitante (31% dos pontos), mas nas últimas três partidas fora empatou uma (Cruzeiro) e venceu duas (Botafogo e Bahia. Antes disso, em dez jogos fora, empatou duas e perdeu oito. Melhorou. Se será o suficiente para fazer frente ao Tricolor, é outra história. Dos últimos dez jogos em casa, o São Paulo venceu venceu sete, empatou dois, perdeu um e mostra-se favorito.

Atlético-MG x Figueirense - Segundo melhor mandante da competição, o Atlético-MG vem surpreendendo tanto pelas viradas espetaculares quanto pela fibra com que encara a disputa de duas competições desgastantes como Brasileirão e Copa do Brasil. Na Série A do Brasileiro, o Galo não perde em casa desde a terceira rodada. Em 14 jogos depois disso, venceu 11 e empatou três. Recebe o oitavo melhor visitante, mas que está literalmente caindo pelas tabelas. Nos últimos seis jogos fora de casa, o Figueirense perdeu absolutamente todos. A tendência é perder este, também. Mas é futebol, né?

Chapecoense x Vitória - A Chapecoense é o sétimo pior mandante (ganhou 56% dos pontos) e recebe o sétimo pior visitante (25%). Mas vale a pena destacar que dos últimos dez jogos em casa, o Vitória venceu quatro, empatou cinco e perdeu apenas um. O Vitória está em uma fase muito pior: dos últimos 11 jogos como visitante, venceu dois e perdeu nove. Venceu é quase obrigação para a Chape.

P.S.: Quero agradecer aos leitores que se deram ao trabalho de explicar a outros qual era a interpretação correta dos dados apresentados no gráfico que acompanha estas publicações. É recompensador ver o envolvimento dos leitores, a troca de experiências. E vergonhoso ver que estava (ou ainda está?) incompreensível. O trabalho deve ser apresentado de forma a não deixar dúvidas. Depois de quebrar bastante a cabeça por algumas rodadas, acredito ter encontrado uma forma de apresentar a legenda da forma correta para que tudo fique mais claro. O programa não me permite explicar as adaptações que eu tinha feito em relação às cores. Agora, acredito ter contornado o problema. As cores escuras mostram o desempenho em casa de quem é mandante na rodada 34. E as mais claras são a performance fora até aqui de quem atua como visitante neste fim de semana. Trata-se de comparar o retrospecto em casa de quem joga em casa com a performance fora de quem joga como visitante. De todas as estatísticas que acompanho, esta parece ser a que mais tem relação direta com os resultados. Aguardo os comentários para saber se consegui pelo menos deixar menos difícil a compreensão do que estou mostrando. O objetivo é melhorar sempre. Toda ajuda é bem-vinda. Por isso, acompanhando a opinião dos leitores, o gráfico abaixo passa a ser publicado com os rótulos mostrando o desempenho percentual em casa e fora. Os números foram arredondados para poluir o mínimo possível. Entre o nome dos clubes coloquei um "x" para tentar induzir o leitor a perceber que se trata do desempenho de quem é adversário na rodada, algo que não estava claro. Espero que gostem, mas fico no aguardo das críticas. Bom fim de semana. Bom jogo.



Desempenho de mandantes e visitantes na rodada 34

Nenhum comentário: